Esse texto saiu na coluna Papo de Blogueiro da revista Imagine nº 9 no começo do ano. E, como é de minha autoria, achei que seria legal publicar aqui no blog também! :-)=
Customização é a palavra do momento. Tudo bem, o termo pode estar meio batido, mas o conceito é muito bacana. Não há nada que deixe o consumidor mais feliz que comprar um produto personalizado, feito só para ele, que mais ninguém tem.
Por exemplo, antes da popularização do MP3 e dos gravadores de CD (sim, existiu essa época), lembro que havia um site gringo que gravava CDs personalizados. Resolvi montar uma coletânea de remixes dos Beastie Boys: escolhi as músicas, a capa e o título do CD. Uma semana depois (naquele tempo, isso era rápido) entregaram aqui em casa. E além do CD, que eu guardo com carinho até hoje, gostei muito de toda a experiência.
Hoje em dia, existem empresas que baseiam todo o seu negócio no conceito da customização, permitindo que o consumidor realmente personalize os seus produtos. Sites como o Zazzle, por exemplo, dão ao consumidor o poder de customizar camisetas, jaquetas, tênis, bolsas, bonés, aventais, gravatas, mousepads, canecas, convites, pôsteres, adesivos, ímãs, chaveiros, skates e muitos outros produtos. Tem até roupas para cães! Você pode usar os vários desenhos disponíveis no site, ou - para ficar mais personalizado ainda - pode criar a sua própria estampa, a sua própria mensagem, ou qualquer maluquice que pinte na sua cabeça!
A customização virou uma tendência, e as empresas que souberem aproveitar essa oportunidade têm um mercado promissor pela frente.
Li esse artigo e achei muito legal!
ResponderExcluirBoa ideia postá-lo aqui: só faltou a foto do autor...
Tá logo aí, à direita.... com uma cara meio amarelinha :-P
ResponderExcluir